quarta-feira, 25 de julho de 2007

Nota sobre o dia em que ouvi Leonardo Boff

Teria sido desmedidamente mais belo se, em vez deste texto, fosse escrita uma Ode ao mestre Leonardo. Minha intenção, porém, é informar. Desta forma, peço licença aos leitores.

Ontem fui assistir à uma conferência, A Águia e a Galinha - uma metáfora da condição humana, realizada no SESC - Araraquara. O conferencista: Leonardo Boff.
Conhecia Boff de artigos e outras publicações. Teólogo (cristão), sociólogo e ex-frade (Franciscano), ele foi, por mais de uma vez, devido às suas filosofias (principalmente a Teologia da Libertação, com grande influência marxista), silenciado pela Santa Sé (na forma do próprio e atual pontífice). Contudo, somente ontem eu tive o privilégio de ouvi-lo. Pois bem! Isso soará piegas (exatamente a forma como eu quero que soe), mas ele é aquele tipo de figura que enche um ambiente com sua presença. Assim, achei que este fato merecia uma singela homenagem, ainda que as palavras e reflexões do mestre Boff não tivessem me surpreendido.
Longe de ser um profeta das futilidades da auto-ajuda na busca por respostas, Boff procura, em primeiro lugar, elucidar e enfatizar as questões. Nesse sentido, coloca o dedo em algumas feridas abertas, especialmente quando se trata da condição humana, assunto que domina com propriedade. É isso que faz dele algo diferente. Não pelas palavras desta quarta, mas alguém que, com absoluta certeza, deve ser ouvido.

Como disse, meu objetivo era informar. Seguem, portanto, links para um maior conhecimento sobre o tema.

http://www.leonardoboff.com/

http://br.geocities.com/textossobreeducacao/leonardo-boff-1.htm

Nenhum comentário: